A água não é infinita, como algumas pessoas acreditaram por muito tempo. De toda a água do planeta, apenas 3% é água doce e parte dela por ser disponível para o consumo dos seres humanos - encontradas em rios, lagos e em lençóis freáticos. Mas, infelizmente, a maior parte dessa água já está contaminada, e muitas dessas fontes já estão poluídas devido a ações antrópicas realizadas pelo homem.
Água como recurso natural primordial
A água é um dos recursos naturais de maior importância na nossa vida. A partir dela, surgiram as primeiras formas de vida, as quais evoluíram para formas terrestres, pois conseguiram desenvolver maneiras de captação e retenção de água em si próprio. Ela compõe cerca de 60% do nosso corpo, sendo essencial para o funcionamento das nossas células. Regula, também, nossa temperatura interna, além de ser responsável por hidratar nosso organismo, realizar o transporte de substâncias, como oxigênio e sais minerais, e ainda expulsar substâncias através do suor e da urina.
É por causa da água que existe vida. Ainda tem dúvidas sobre a importância dela e o porquê que devemos preservá-la?
Um mundo sem água
Já parou para pensar em um mundo sem água? Se ainda não, vamos refletir um pouco!
As florestas, plantas, flores e plantações seriam afetadas negativamente. Elas secariam e teria grande chance de queimadas e incêndios florestais. Muitos alimentos - a maioria é feita através da utilização de água - não seriam mais produzidos, o que afetaria diretamente nossa alimentação. Além disso, todos os seres vivos – humanos e os animais – ficariam desidratados, o que resultaria em suas mortes.
Não são uma nem duas coisas que dependem da água, mas sim a vida como um todo. Nada seria possível se a gente não tivesse água; logo, perder um recurso natural tão valioso terá um enorme impacto negativo na vida de todos nós – além de ocasionar nossa morte.
Escassez hídrica no país
Entre agosto de 2020 e setembro de 2021, o registro de chuvas do país indica a maior estiagem em 91 anos.
O Brasil tem como principal fonte de energia as hidrelétricas, e, como consequência da crise hídrica, temos o aumento no preço da luz – os reservatórios estão em nível abaixo do ideal desde 2015. Esse ano o valor de 100kwh passou de R$ 9,49 para R$ 14,2, porque foi necessário preservar a água nos reservatórios das usinas hidrelétricas e usar as usinas termelétricas – as quais são mais caras e mais poluentes.
Maneiras de não desperdiçar água
Você, cidadão, pode ajudar a amenizar a situação atual que vem agravando em algumas regiões do país – a possível escassez de água. São algumas atitudes simples e do dia a dia que já podem fazer grande diferença para o nosso futuro. Confira o que você pode fazer para ajudar a reduzir o consumo desnecessário de água:
- Não deixar a torneira aberta sem necessidade
- Não tome banhos muito demorados, apenas o tempo ideal para a higienização corporal. Também é válido desligar o chuveiro enquanto lava o cabelo e ao se ensaboar
- Não lave as calçadas ou carros com mangueira
- Use a máquina de lavar roupas de maneira limitada, preferencialmente sempre cheias e em ciclos completos de lavagem
- Sempre verifique se há vazamentos
- Opte por descargas com válvula de duplo acionamento
Sempre que possível, economize água. Não deixe de conscientizar e incentivar o próximo a fazer o mesmo - afinal de contas, o problema é de todos nós!